Loading

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Gagueira / Disfemia


Conceituação

"Gagueira é a repetição e o prolongamento involuntário de sons e sílabas da fala que o indivíduo se esforça para eliminar."

Daniel R. Boone

"Disfemia é o defeito da elocução caracterizado pela repetição de sílabas ou palavras, ou por paradas espasmódicas que interrompem a fluidez verbal acompanhadas de angústias."

Jorge Perelló

"A gagueira é uma síndrome de várias perturbações da fala, caracterizada por arritmias e tiques causados por uma psiconeurose."

Associação Americana de Terapia da Palavra

"Transtorno da expressão verbal que afeta principalmente o ritmo da palavra, transtorno funcional sem anomalias dos órgãos fonoarticulatórios; sempre relacionado com a presença de um interlocutor, a gagueira é essencialmente, um transtorno da comunicação verbal."

Borel Maisonny

Dados importantes

É uma patologia encontrada na maioria das culturas e línguas naturais;

Sua distribuição por idade de surgimento, é de 27% até 3 anos, 68% entre 3 e 7 anos e 5% acima de 7 anos;

É mais freqüente no sexo masculino, numa razão mais coerentemente aceita de 3.5/1;

Sua taxa de ocorrência na população é de 4%;

Existe um índice de recuperação espontânea elevado, principalmente durante a infância;

20 a 30% das crianças que apresentam disfluências se tornam gagas;

Na população escolar, as crianças gagas faltam 15% a mais, por problemas de saúde no período letivo;

Agentes Etiológicos

Hereditariedade

Biológicos

Psicológicas

Lingüísticos

Sociais

Diagnosogênica: “A gagueira não começa na boca das crianças, mas nos ouvidos dos pais”.

Ambientais (família, escola e convívio social)


Continua...

Um comentário:

  1. Olá..Kaká eu acho que no meu caso é hereditario pois toda minha familia da minha mãe tem esse problema, em alguns caso bem severos, eu proucurei tratar com leitura, no meu tempo era isso que professores falavam, hj em dia as vezes engatam algumas palavras e fico chateada e acabo achando um sinonimo da palavra que não consigo pronuciar ou tento pronuciar até que saia...rsrs..existe algum tipo de exercico que faça com que isso delete na vida de um cidadão?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...