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quinta-feira, 5 de maio de 2011

ESTIMULAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA FALA - Parte III



DESENVOLVIMENTO DA FALA E DA LINGUAGEM

Aqui serão abordadas todas as etapas do desenvolvimento da fala e da
linguagem.

Fase pré lingüística: a criança ouvinte está em contato com os sons da fala desde que nasce, pois a mãe fala com ela, o tempo todo. A criança emite sons desde o primeiro dias de vida, que representam sensações de prazer, dor. Esse é o estágio do gorjeio que irá até mais ou menos o terceiro mês e é exteriorizado através de estalidos.
Em seguida, a criança passará pelo estágio do balbucio, onde os sons vocálicos se associarão com os sons consonantais. Nessa fase, a criança emite sons pela sensação agradável em emití-los. A partir do 6º mês, a criança estabelece o feed back acústico, quando ela emite o som e o ouve, tentando repetir o padrão.

Fase lingüística: Surgem os primeiros fonemas, estabelecendo ligações com uma imagem acústica articulatória e as situações ambientais que lhe permitem decodificar a linguagem oral.
A próxima fase será a da Holofrase, ou seja, quando uma só palavra significa uma frase. Depois ela emitirá 2 vocábulos e unindo-os em uma estrutura. No próximo estágio a criança passará a emitir 3 vocábulos. Ela vai começar a gerar suas próprias orações.

Fase Pré Lingüística:
0 a 6 meses - vocalizações não lingüísticas biológicamente condicionadas;
6 a 9 meses - As vocalizações começam a adquirir algumas características da linguagem propriamente dita: entonação, ritmo, tom...
9 a 10 meses - Pré conversação; a criança vocaliza, e deixa espaços pras respostas dos adultos;
11 a 12 meses - Compreende algumas palavras familiares. Vocalizações mais precisas e melhor controladas quanto a altura tonal e a intensidade. Agrupa sons e sílabas repetidas à vontade;

Primeiro desenvolvimento sintático:
12 a 18 meses - Surgem as primeiras palavras funcionais. Nestas palavras se dá o prolongamento semântico (chama "gato" a todos os animais). Crescimento quantitativo a nível de compreensão e produção de palavras;
18 a 24 meses - Surgimento de frases de dois elementos. Costumam acontecer uma pausa entre as palavras. Começam a aparecer as primeiras flexões (plural, por exemplo). As orações negativas começam a ser utilizadas por meio do ‘’não’’ isolado ou colocado no final ou princípio do enunciado. Aparecem as primeiras interrogativas;
24 a 30 meses - Iniciam as seqüências de três elementos.(ex: neném come pão). Nesse período, não aparecem as principais palavras-função, como artigos, preposições, flexões do gênero, número, pessoa e tempos verbais.

Essa história élonga então vou parar por aqui. Quem quiser pode mandar uma mensagem que volto ao assunto. Um abraço!


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