Loading

sábado, 28 de maio de 2011

Falando sobre a Voz dos Professores

A combinação do uso prolongado da voz com fatores adicionais como o ruído de fundo, a acústica ambiental inadequada e a má qualidade do ar afetam a freqüência fundamental, o tipo e a intensidade da fonação ou as características vibratórias das pregas vocais, determinando uma intensa carga vocal ao docente.

Os conhecimentos sobre o uso correto e o funcionamento do aparelho fonador podem ajudar a melhorar o trabalho dos docentes, ou seja, os professores poderão aperfeiçoar tanto sua comunicação com os alunos como sua comunicação interpessoal. Em conseqüência, estarão se beneficiando da redução dos problemas vocais, já que aprenderão a lidar com as dificuldades que podem aparecer em função do uso inadequado da voz ou do aumento da demanda vocal, enfatizando a importância de um trabalho fonoaudiológico nas escolas da rede estadual de ensino, onde há uma carência de orientação e acompanhamento fonoaudiológico ao corpo docente, dessa forma o modo de usar a voz em sala de aula pode ou não está alterando de forma patológica e comprometendo a saúde do professor.


Esse texto faz parte de um projeto sobre voz que foi de autoria da Drª. Sarah Jordana e Fgo. Ulysses Melo. Agradecimentos a Drª. Sarah Jordana, pois se não fosse ela não haveria esse belissimo trabalho. Obrigado a minha amiga e colega de trabalho Drª. Sarah Jordana.


Ass.: Fgo. Ulysses Melo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...