Loading

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ESTIMULAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA FALA - Parte II


Utilizamos os mesmos órgãos (língua, lábios dentes e palato e um grupo de músculos) para comer e falar; por isso, a alimentação tem papel importante no desenvolvimento da fala. É através dela que exercitamos e estimulamos a musculatura bucal e facial, que participam da produção dos fonemas que, juntos, formarão palavras.
Para falar, precisamos fazer movimentos com a boca, e esses são desenvolvidos com a alimentação durante a sucção, mastigação e deglutição. Só teremos uma fala clara, se tivermos uma boa habilidade desses movimentos.
O resultado da falta de experiência com o alimento sólido, que exige um esforço do ato mastigatório, pode trazer como conseqüência, desenvolvimento inadequado do sistema estomatognático, como: crescimentos assimétricos, respirações bucais, deglutições atípicas, e outras alterações que resultam em mal oclusão e desvios de crescimento facial.
A criança com problemas de alimentação, freqüentemente, perde saliva pela boca (cialorréia), o que pode acarretar seu isolamento social e reduzir a quantidade de estimulação lingüística e social recebida.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...